Nosso propósito é conectar as Empresas e Instituições de Ensino com o Futuro da Aprendizagem.

Acreditamos que o modelo atual de aprendizagem online evoluirá em três etapas complementares:

Etapa 1. Personalização em escala por meio da interação do aluno com a inteligência artificial (AI) nas plataformas convencionais (LMS) e utilização de objetos em realidade virtual (VR) mobile para estimular a aprendizagem imersiva. 

LMS + AI + VR = Aumento de assertividade 

Etapa 2. Aprendizagem prática em mundos virtuais (VR), individuais ou colaborativos, adaptados pela inteligência artificial (AI), integrados a um sistema de gestão de experiências (EMS).

VR + AI + EMS = Aumento de proficiência 

Etapa 3. Interação do mundo real com o virtual utilizando inteligência artificial (AI) na realidade mista (MR).

AI + MR = Aprendizagem sob demanda 

Também acreditamos na integração de inovações pioneiras em todas estapas, como utilização de Blockchain e da Internet das Coisas (IoT).

Desde 2017, a etapa 1 já foi implementada com sucesso em empresas e instituições de ensino e desde então, estamos investindo em pesquisas para iniciar a implementação das etapas 2 e 3 em um futuro próximo.

Neste texto, vamos abordar a etapa 1 com um pouco mais de profundidade.

Decidimos ir na contramão do mercado e não investir em um LMS adaptativo como produto. Além de não acreditar na utilização desse tipo de sistema no futuro, sabemos o tamanho do investimento e o trauma que é realizar uma migração de plataformas.

Enxergamos a oportunidade de inovar com as plataformas atualmente implementadas de maneira escalável, ágil, sem traumas e com um enorme valor agregado ao processo de aprendizagem.

Para solucionar essa demanda, criamos o KNEX.

KNEX – Knowledge Experience, é uma plataforma de Inteligência Artificial com Serviços Cognitivos para apoiar a tutoria, atender os alunos e personalizar a aprendizagem.

Pode ser integrado a qualquer LMS por meio de uma interface simples e intuitiva.

A plataforma é modular e segmentada (padrão LTI), garantindo o sucesso da implementação nas mais diversas frentes:

Backoffice Acadêmico – Inteligência Artificial para otimizar a Operação Acadêmica.

O KNEX sistematiza boa parte da operação acadêmica, fazendo o tagueamento indexaçãoautomática dos textos e vídeos, além da análise dos conteúdos com técnicas de machine learning para realizar um primeiro nível de tutoria com o chatbot.

A integração com a base de conteúdos do LMS possibilita a avaliação de todo o legado da Instituição no momento da implementação.

O Sistema também pode realizar a análise de autenticidade dos conteúdos, acrescentar legendas nos vídeos e diagramar os textos.

Interface Interativa – Inteligência Artificial para melhorar a relação com alunos.

O KNEX realiza o atendimento de primeiro nível de forma autônoma com um chatbotalimentado por uma base de conhecimento de conteúdos disponíveis no LMS e informações operacionais disponibilizadas pelo suporte.

O Sistema tem a capacidade de aprender e ampliar a sua base de conhecimento utilizando técnicas de aprendizagem cognitiva na interação com os alunos, tutores, professores e suporte.

Ele ainda utiliza o feedback dos alunos em tempo real para um modelo de Reinforcement Learning, direcionando as perguntas com feedback negativo para um tutor ou atendente especializado. 

Dashboard – Informações detalhadas e gráficos de evolução para análise e tomada de decisões

  • Perguntas Operacionais realizadas com o histórico e assertividade das respostas.
  • Perguntas sobre as Disciplinas realizadas com o histórico e assertividade das respostas.
  • Transparência operacional e gestão do SLA de tutores e áreas de suporte.
  • Box para inserção manual de conteúdo operacional (perguntas e respostas), além de conteúdo complementar das disciplinas.

Alguns benefícios já comprovados com a implementação do KNEX:

  • Melhora o acolhimento do aluno com respostas imediatas.
  • Reduz em mais de 60% o suporte operacional nos primeiros 3 meses de implementação.
  • Otimiza em mais de 70% a operação Acadêmica (tagueamento/ análises)
  • Otimiza o fluxo de atendimento com o direcionamento das questões.
  • Diminui o número de perguntas para tutores em mais de 40% nos primeiros meses de implementação.

Estamos evoluindo com a plataforma para atender a necessidade de personalização da aprendizagem.

Interface Personalizada – Inteligência Artificial para melhorar a aprendizagem

  • Entrega de questões por disciplina para diagnóstico e validação de aprendizagem.
  • Recomendação de objetos de aprendizagem por perfil.
  • Construção de plano individualizado de aprendizagem com monitoria ativa.
  • Acompanhamento individual do aluno nas trilhas de aprendizagem adaptativas.
  • Análise de sentimento para identificar a satisfação do aluno com o conteúdo.
  • Ativação preventiva dos tutores para realizar intervenções. 
  • Análise de engajamento do aluno com os conteúdos e plataforma.
  • Modelos preditivos de retenção e prevenção à evasão.

Por fim, nós, da VC Intelligence queremos apoiar a sua instituição de ensino ou empresa a conectar-se com o Futuro da Aprendizagem.

Entre emcontato conosco! Teremos o maior prazer em trocar ideias e apresentar as nossas soluções.